voltar ao índice

 

O massacre contra os trabalhadores imigrantes do Parque Indoamericano na Argentina não pode ficar impune

Rosemarie Churapuña, Juan Castañeta Quispe e Bernardo Salgueiro têm que ser bandeira de luta da classe operária e os camponeses pobres da Bolívia e todo o continente!

Em dezembro de 2010, milhares de operários bolivianos, paraguaios e argentinos junto a suas famílias ocuparam o Parque Indoamericano – zona sul da Capital Federal –, lutando por morada digna. Esta foi uma verdadeira rebelião dos setores mais super explorados da classe operária argentina, encabeçada pelos operários imigrantes bolivianos, que foi parte do terceiro embate das massas revolucionárias que se sublevavam na Bolívia e derrotavam o “gasolinaço” de Evo Morales.
O governo de Cristina Kirchner, junto à “oposição” de Macri, respondeu assassinando com suas forças repressivas e bandas de lúmpenes armados a três trabalhadores: Bernardo Salgueiro, paraguaio, Rosemarie Churapuña e Juan Castañeta Quispe, ambos bolivianos, deixando ademais dezenas de feridos.
Lamentavelmente, todas as correntes da esquerda reformista silenciaram o reclamo por fazer justiça pelos companheiros massacrados no Indoamericano. Ainda, querem fazê-los passar como mártires anônimos da classe operária. Assim é como estas direções encobrem e sustentam ao governo assassino de Kirchner, ao igual que o fazem com Morales na Bolívia.
Não é estranho. É que estas correntes não fazem mais que representar e defender os interesses da pequena-burguesia, da aristocracia operária e as camadas altas do proletariado. Para eles os caídos no massacre do Indoamericano, ao igual que os assassinados também pela Kirchner em Jujuy, os colegas Ariel Farfán, Félix Reis e Juan Velásquez, “não são parte da classe operária”, são “irmãos sem teto”. Justamente, quando eles representam aos setores mais explorados de nossa classe, aos mais de dois milhões de trabalhadores imigrantes bolivianos, que são o coração da classe operária argentina.

Hoje o combate heróico das massas revolucionárias da Bolívia ante o massacre perpetrado pelo governo lacaio de Morales contra os camponeses pobres do TIPNIS e seus filhos, põe à ordem do dia a luta por vingar e fazer justiça pelos mártires de nossa classe. Tribunais operários e populares para julgar e punir aos assassinos dos camponeses do TIPNIS, dos trabalhadores do Parque Indoamericano e Jujuy, e todos os mártires da classe operária do continente!


| contactenos